sábado, 23 de outubro de 2010

AURORA-CE: Precipitações Pluviométricas alegram população aurorense

Por José Cícero




Aurora-CE: Imagens das chuvas na urbe aurorense
Com as chuvas a paisagem natural de Aurora agora volta a ser sinônimo de alegria e contentamento. E o rio Salgado um símbolo antigo da promessa, de fartura e utopias. A estiagem começa a ser vencida pela força das águas como uma oferta do céu aos homens e mulheres que resistem, sobretudo por acreditarem sempre na existência do milagre eterno.
Após uma estiagem das mais intensas em que boa parte do interior rural já vinha sofrendo com a falta de água para o consumo humano e animal, o município de AURORA registrou duas precipitações pluviométricas nos último dois dias. A primeira da ordem de 13,5 mm ocorrida na sexta-feira (22) e a segunda da noite de sexta até às 9h da manhã deste sábado(23), cuja quantidade de chuva registrada foi de 139 mm perfazendo um total de 152 mm.
Informações dão conta de que todo o Cariri cearense vem sendo banhado pelas últimas precipitações, sendo que os maiores registros foram verificados em Aurora e no município de Cedro.
As últimas precipitações registradas, além de melhorarem a temperatura que vinha se tornando insuportável para os padrões locais, também conseguiu devolver a alegria e o entusiasmo dos aurorenses, em especial os pequenos e médios agricultores e pecuaristas. Os mesmos já começavam a contabilizar uma série de prejuízos financeiros por conta da seca agravada pela falta d’água, produção agrícola e pasto para os animais.
O prefeito Adailton Macedo já havia estado por mais de uma vez na capital com vista a conseguir recursos junto a defesa civil e ao governo do estado no sentido de amenizar o quanto antes o problema relacionado a falta d’água nas diversas comunidade da zona rural.
De modo que as chuvas que vêm banhando o município são realmente providenciais. Um verdadeiro lenitivo para a grave situação por que vem passando os rurícolas e a população das localidades mais distantes em geral.
As correntezas agora verificadas do rio Salgado dão um pouco da dimensão e importância das chuvas que caíram nos últimos dois dias, não somente em Aurora, mas no diversos municípios da região Sul caririenses.
Muitos dos agricultores, sobretudo os mais antigos e experientes costumam chamar estas precipitações de “chuva do caju ou da manga”. No entanto, fazem questão de afirmar que no passado as 'chuvas do caju' nunca vinham com essa intensidade. O que por sua vez, demonstra todo o caráter inusitado do fenômeno, que certamente, aponta para mais uma evidência do desequilíbrio climático a ocorrer nas mais diferentes partes do planeta.
Pescadores e moradores ribeirinhos festejam o começo da fartura de peixes que acontece agora diante das primeiras chuvas.
O Espetáculo das águas sob a ponte do Salgado:
A população residente na sede do município durante todo o dia se concentra em grupos sobre ponte do Salgado na entrada da cidade. Todos querem assistir o belo espetáculo das águas que vêm da nascente e dos municípios situados nas cabeceiras do rio.
Há também notícias de que pequenos e médios açudes locais já começaram a sagrar. São informações por demais animadoras. O retorno das chuvas é o assunto preferido da população por onde quer que se ande... não se fala noutra coisa.
A previsão é de que as chuvas continuem a banhar o município de Aurora, assim como toda região.
Agora o clima é ameno e agradável em todos os quadrantes da cidade e da zona rural. O céu está nublado com sinais de nuvens carregadas dando a impressão de que a qualquer momento novas ocorrências possam ser registradas.
Uma brisa suave e refrescante está a cobrir neste instante a cidade. A sensação é como se estivéssemos todos envolvidos por um ar-condicionado natural. Há, por assim dizer, uma áurea de felicidade trazida pelas primeiras águas do Salgado.
É doce e confortante agora observar o Salgado na sua pressa de querer ser mar.
O rio do Cariri é sem sombra de dúvida, um deslumbramento para os que são sensíveis e se deixam ser tocados pela fantástica exuberância da natureza de Deus.
(*) José Cícero
Secretário de Cultura - Aurora/CE.
LEIA MAIS EM:
FOTOS: JC
Atenção:
Comente as notícias de Aurora e deixe suas impressões e memórias afetivas sobre o Rio Salgado d'Aurora do seu tempo.

Nenhum comentário: