domingo, 24 de janeiro de 2010

Não é 8 nem 80 é 88..o IDE do Brasil!

Brasil é 88º em índice de desenvolvimento da educação(IDE), segundo informou esta semana o relatório da Unesco.
O alto Índice de Desenvolvimento Humano que o Brasil conquistou há dois anos não chegou à educação.
O relatório 'Educação para Todos', divulgado hoje pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) mostra que a baixa qualidade do ensino nas escolas brasileiras ainda deixa milhares de crianças para trás e é diretamente responsável por manter o País na 88ª posição no Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE), atrás de países mais pobres como Paraguai, Equador e Bolívia.
PUBLICIDADE:
Dos quatro dados que a Unesco usa para montar o IDE, em três o Brasil vai bem e tem resultados acima de 0,900 - o mínimo para ser considerado de alto desenvolvimento educacional. São bons os números de atendimento universal, analfabetismo e igualdade de acesso à escola entre meninos e meninas. Já quando se analisa o índice que calcula quantas das crianças que entraram na 1ª série do ensino fundamental conseguiram terminar a 5ª série, o País despenca para 0,756, um baixo IDE.
Educação no mundo:
O relatório de 2010 do programa Educação para Todos, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) aponta que 72 milhões de crianças no mundo ainda estão fora da escola. No ritmo atual, serão ainda 56 milhões em 2015 e não há indícios que isso será acelerado nos próximos anos.O analfabetismo atinge ainda 759 milhões de pessoas e a perspectiva é que diminua para 710 milhões nos próximos 15 anos.
Sem contar que a má qualidade das escolas e a alta evasão não garantem que o acesso às salas de aula se transforme em ensino efetivo. Dos 128 países para os quais a Unesco obteve dados para esse relatório, 62 devem atingir as metas de acesso à educação de qualidade. Outros 36, entre eles o Brasil, estão a caminho, mas tem resultados mistos, com problemas especialmente no analfabetismo e na qualidade. Por outro lado, cerca de trinta estão longe das metas e até regredindo, como é o caso da República Dominicana e da Venezuela.
Muitos países pelo mundo não foram analisados pela entidade por falta de informações.
Fonte: Yahoo Notícias/in Blog do Crato
Leia mais e comente em:

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Jovem atleta filho de Aurora está sendo requisitado novamente pelo time do Fortaleza

O jovem atleta Bileu – natural de Aurora, parece que permanecerá mesmo no Clube Atlético paranaense vez que as negociações com o Fortaleza não avançaram. O time cearense já anunciava a contratação do jogador, que por sinal é prata da casa, quando o Atlético impôs a condição contratual de também participar de um percentual financeiro nas futuras transações do jogador; exigência que não foi aceita pelo leão do pici.
No entanto, conforme a assessoria time existe ainda a possibilidade de as duas agremiações voltarem a discutir o assunto. O que não descarta o retorno de Bileu para disputar o campeonato cearense pela equipe que o revelou.
Filho de Aurora:
Filho de um ex-atleta(Zé Lourenço) e (neto de Camarão) ambos bastante conhecidos no futebol amdor aurorense. Bileu, saira da terrinha ainda cedo, com cerca de 10 anos sendo depois revelado nas categorias de base do Fortaleza. Na sua carreira que está apenas começando chegou a fazer teste no Fluminense, mas em seguida foi negociado com o Atlético paranaense onde permanece até hoje. Retornar ao futebol cearense ao que parece, é um desejo do próprio atleta. Além do Leão e do time do Atlético, Bileu também já vestiu a camisa do Sousa da Paraíba.
Convite da Seculte para partida inaugural:
A Secretaria de Esporte de Aurora está ventilando a possibilidade de convidar o jogador, filho da terra, para uma apresentação especial durante a partida que assinalará a inauguração do gramado do novo estádio municipal. O jogo inaugural reunirá ainda, vários outros atletas e ex-atletas de renome regional e que fizeram história no futebol profissional.
Ficha Técnica:
Josileudo Rodrigues de Araújo( vulgo Bileu)
Posição: Lateral
Data de nascimento: 28/03/1989
Natural de: Aurora/CE
Altura: 1.77m
Peso: 69 kg
Equipes que defendeu:
Fortaleza, Altlético paranaense, Sousa-PB e ainda fez testes:Fluminense-RJ.
Despontou para o futebol na equipe amadora do Eusébio-CE.
Por: José Cícero
Da Redação

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Chuva: Grávido de promessas e de farturas o rio Salgado alimenta os sonhos dos aurorenses.

Por José Cícero


Uma chuva das mais consideráveis banhou na noite desta terça-feira (19) todos os quadrantes do município de Aurora. Provocando uma satisfação sem tamanho, junto a todo o segmento social, especialmente os pequenos e médios agricultores e agropecuaristas de um modo geral.
Depois de uma forte estiagem das mais prolongadas, a cidade de Aurora na região do Cariri foi banhada na noite de ontem(terça-feira, 19) por uma chuva das mais significativas, que atingiu a marca dos 94 mm. Na região de Cachoeira(agrovila) a precipitação chegou a casa dos 130 mm, segundo informações de populares.
Para os que não estavam acreditando numa boa quadra invernosa para este ano, a precipitação de terça-feira, foi quase um lenitivo dos mais gratificantes, vez que abriu o leque de esperança dos rurícolas aurorenses quanto a questão de um inverno no mínimo razoável.
Nos últimos meses o município de Aurora, assim como todas as cidades do Cariri vinham sendo castigados por um calor dos mais insuportáveis, fato este que foi bastante amenizado após o registro da chuva de ontem. Muitos dos agricultores já iniciaram o preparo das suas terras com vistas ao plantio de 2010.
Alguns ainda vêem com reserva a possibilidade de uma boa quadra invernosa, no entanto, a grande maioria dos trabalhadores rurais acreditam na confirmação de um bom inverno, com uma precipitação acima da média histórica. A Fuceme, no entanto, já deu o seu primeiro prognóstico, apontando para uma quadra invernosa regular, porém abaixo dos índices pluviométricos registrados em 2009.
Pelo sim pelo não, os agricultores são verdadeiros plantadores de sonhos e esperanças por isso para eles, não custa nada acreditar. Razão pela qual seguem em frente trabalhando a terra, para dela extrair seu pão de cada dia. O supremo milagre pelo qual toda a vida se sustenta.
Acreditar na divindade e na providencia divina, para muitos deles, é o melhor caminho a ser seguido.
O fenômeno da chuva no sertão é por tudo isso um milagre. Um sopro divino para a renovação. Um refrigério para o homem e a natureza.
A chuva é o pincel de Deus colorindo a caatinga e o sertão de verde. Espargindo por todos os quadrantes dos grotões sertanejos, antes esturricados, um doce perfume da flor desabrochando no seio da mata. Tudo acompanhado de perto pelo canto harmônico da passarada alegre e benfazeja.
A invernada alegra a natureza por completo. A vida no sertão toma um novo sentido. Era como se o homem e os bichos renovassem seu pacto de paz e sintonia com Deus e com os santos. A vida se banha de esperança e fantasia. As gentes dos sertões renovam suas orações com a divindade. O sofrimento e as agruras agora são coisas do passado. Uma trégua sem fim agora é firmada entre a terra e as nuvens carregadas com o sopro do milagre eterno: a água.
Em Aurora, um pouco desta ilação pode ser constatada quando se observa o rio Salgado, ganhando força, velocidade, querendo ser mar. Ganhando o oco do mundo sem trégua e nem contenção... Como que grávido de promessa, fartura e esperança. O Salgado que atravessa 42 km do território aurorense, cortando a cidade quase ao meio é por assim dizer, o desperta para a felicidade baseada na bonança com suas águas com veias de sangue irrigam e fertilizam o chão de fartura da nossa Aurora.
(*) José Cícero
Professor - Secretário de Cultura/Aurora-CE.

Diretora de Comunicação da AFA-Fortaleza visita a sede da Seculte-Aurora e Ateliê do artesão Dil André



Na última terça-feira, (19) esteve visitando o Casarão da Seculte(sede) a diretora de comunicação da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora residentes em Fortaleza(AFA) - Regina Célia.
Aurorense de boa cepa, a nobre senhora se fez acompanhar de sua irmã residente em Brasília. As mesmas aproveitaram o ensejo para conversar demoradamente com o secretário José Cícero e a professora Elizete Albuquerque(monitora pedagógica do PST). Além de verem de perto todos os espaços do antigo casarão, as mesmas também visitaram o ateliê e a discografia cultural do artesão Dil André, cujo arquivo foi recentemente instalados no porão da Seculte.
As aurorenses ficaram impressionadas com o novo visual do antigo prédio, bem como pela qualidade da reforma executada pela Prefeitura no sentido de revitalizar aquele patrimônio histórico que hoje abriga com muito glamour a sede da secretaria de Cultural e esporte. Todas as peças de artes que ora integram o acervo da sala de exposição permante, foram uma a uma, visitadas pelas filhas de Aurora.
Na mesma data, quem também esteve visitando a sede da Seculte foi o ilustre aurorense, o professor Tarcisio Leite, recém eleito presidente da AFA-CE. O mesmo veio entregar pessoalmente o convite ao secretário de Cultura para a Solenidade de posse e congraçamento festivo dos aurorenses eleitos para compor a 1ª diretoria da AFA. Tal evento acontece no próximo dia 30 de janeiro às 20 h na capital cearense.
Autoridades e outras personalidades de Aurora estão sendo convidadas para este grande acontecimento social.
Da Redação:
Leia mais em:

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Vida é uma Cela...

Por: Luiz Domingos

O Poder existencial na correnteza do tempo porta o mistério da vida, burla a mente humana e escraviza os seres vivos, pois, senão vejamos: a vida sempre depende de matéria, preferencialmente, matéria perecível, logo, a vida é um prenúncio da morte. Assim, todo ser vivo é um ser morto dependendo tão somente da variante existencial – Tempo.
O ser humano para existir precisa de uma carcaça, toda força pensamental, inteligível e processual é planejada, calculada e, vivida nesta carcaça da vida no interregno passageiro, o que de já, é um grande peso, considerando a nossa força gravitacional muito forte e poderosa.
O Substrato da vida para existir cobra um preço muito alto, o corpo dos viventes é muito exigente, a dependência do meio ambiente é um agente controlador de todo processo existencial. A Ciência pouco tem feito para mudar este quadro amedontrador que ceifa milhares e milhões de vida, no caso específiico do 'homo sapiens' desde o surgimento do homem na era cenozóica no período do pleistoceno aos dias atuais.
Essa máquina assassina da existência é tão poderosa que dos mais sábios vultos da humanidade aos mais simples dos humanos, ninguém ainda, teve coragem de enfrentar de frente este dragão que se alimenta sorridentemente, de vidas no decorrer do espaço tempo.
Por que isto acontece? A Humanidade aceita calada e ordeira, a prisão existencial imposta aos seres humanos, quando muito, fica em fagulhas temporais uma história que, as mais das vezes, no freio existencial, um mito, uma lenda e por fim, o esquecimento pleno – Total.
Esse poder existencial, que nunca foi barrado com seriedade, ou sem, é, foi, e será uma constante na vida dos seres vivos no planeta terra. Os seres vivos aceitam isto como uma fatalidade, uma realidade imutável, o destino e haja substantivo ou adjetivos para qualificar esta dor existencial.
Porém, não muito longe, planetas, quasares, estrelas, seres luminosos ou iluminados a quebrar a barreira do tempo sem esta limitação existencial – Por quê?
Por que a terra que o homem vive na vertical é a mesma que viverá na horizontal, ainda que sem vida – Corpos gelados, restos, somente restos. Burlar o poder existencial, não é algo fácil, porém, também não é impossível, pois a cada volta do homem no cosmo, no futuro, maior a possibilidade de se encontrar com seres que já ultrapassaram esta forma embrionária e obsoleta de existir.
(*) Luiz Domingos de Luna
É professor e mestre da Ordem Santa Cruz d'Aurora

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Artigo do professor José Cícero sobre discos antigos provoca reportagem do Diário do Nordeste

Logo após publicar o artigo “Zé Baixim dos Discos – o último dos Moicanos do Cariri” no blog da Seculte(www.seculteaurora.blogspot.com), o atual secretário de Cultura de Aurora foi procurado pela jornalista Elizângela Santos do jornal Diário do Nordeste(seção/Cariri) que se disse interessada em publicar uma reportagem sobre o mesmo assunto.
O artigo se refere ao solitário ofício do vendedor de discos antigos José Porfírio Queiroz, mas conhecido como "Zé Baixim dos discos", que comercializa vinis em Juazeiro do Norte há mais de 30 anos. O modesto comércio do Zé Baixim fica localizado a rua 24 de março no bairro dos Franciscanos próximo à caixa d’água. Lugar que José Cícero gosta de freqüentar sempre que vai aquela cidade no sentido de ‘garimpar pérolas raras’ no velho estilo LP e Campact Disc da boa música do passado, cujo mesmo pesquisa, admira e coleciona.
Por conta do que escreveu sobre a existência do vendedor de disco juazeirense, José Cícero foi procurado pela jornalista que na ocasião solicitou a permissão do autor para a transcrição de parte daquilo que ele escreveu. Além de outras informações acerca do seu imenso interesse como colecionador e pesquisador das músicas antigas em vinil.
O artigo do secretário também foi publicado em outros sites e blogs da Internet, o que demonstra a importância que o assunto ainda desperta junto à sociedade cearense e do Cariri. A boa reportagem da jornalista Elizângela Santos foi publicada na edição de domingo dia 17 no caderno Regional do Diário do Nordeste, sob o título: "Zé Baixim dos Discos é atração no Cariri" tendo ao lado na mesma página o depoimento do secretário de Aurora intitulado -"Loja é um empório da Saudade". Vale a pena conferir.
Leia o artigo de JC em:
Foto: Prof. JC e Zé Baixim dos Discos em JN

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ronaldo Angelim visita amigo em AURORA onde foi recebido pelo prefeito Adailton Macedo e torcedores rubro-negros

Da Redação do Blog d'Aurora



O agora ídolo do Flamengo Ronaldo Angelim – autor do gol que consagrou o rubro-negro carioca como o grande campeão brasileiro de 2009 esteve visitando o município de Aurora neste sábado, dia 02 de janeiro. O cearense do Flamengo esteve em visita a um antigo amigo aurorense, cuja residência fica localizada no sítio Lagoa do Machado na região de Vazantes na estrada de acesso ao vizinho município de Caririaçu a cerca de 20 km da cidade de Aurora.
O encontro do Prefeito Adailton e sua equipe com Angelim:
Sempre que pôde, Angelim visitou outras vezes sempre de forma discreta(como agora) a localidade; desde quando jogava no futebol juazeirense no time do Icasa e no Fortaleza, afirmou um morador da comunidade à reportagem do Blog d'Aurora. “É uma visita de cortesia daquele que nunca esqueceu uma amizade antiga que tem como um dos meus filhos” comenta o proprietário da residência o Sr. Chichico.
Angelim esteve presente à comunidade de Aurora juntamente com seus familiares, esposa, filha e irmãos. Por sinal, os irmãos do Angelim também acolheram todos os presentes como se fossemos velhos amigos. "Aqui na casa de Toinho de Joana é como se estivéssemos na nossa própria casa", confidenciou um dos irmãos do Angelim.
Alguns poucos torcedores do Flamengo estiveram no local para conhecer, cumprimentar e fazer fotos com o ídolo. Também estiveram recepcionando Angelim, o prefeito municipal Adailton Macedo, o secretário de Cultura e Esporte José Cícero, o diretor de Esporte da Seculte Raimundo Tabosa, o secretário de Obras Antonio Macedo e o irmão do vereador Chico Henrique Neno Macêdo, vez que o edil representante da comunidade, se encontrava na capital cearense. A equipe do site-Aurora/assessoria de Imprensa da Prefeitura(Netão e João Silva) também compareceram para cobrir a visita do craque em terras aurorenses.
“Fomos bem recebidos pelo Ronaldo Angelim. Sempre gentil com um sorriso tímido no rosto o jogador atendeu a todos os que desejaram registrar aquele momento por meio de fotografias e autógrafos. Tanto nós da Seculte, quanto o próprio prefeito assim como outros torcedores que estiveram conosco fizeram fotos ao lado do ídolo do mengão”, disse o secretário José Cícero.
O prefeito Adailton Macedo aproveitou a ocasião para convidar o craque Angelim para participar em breve da inauguração do Estádio Municipal com a implantação do gramado, a construção das arquibancadas, vestiários, reformas da iluminação entre outras obras.
“Falamos do gol que o atleta marcou na final do brasileiro o que muito relembrou o gol do ‘Deus da raça’ Rondinelli, bem como da sua simplicidade; uma das grandes virtudes do Ronaldo, além dos projetos das escolinhas que estamos desenvolvendo através da gestão municipal”, explicou o Chefe da Seculte.
A Simplicidade do ídolo flamenguista é algo de nota, diz secretário de Esporte:
“Observando o exemplo do Ronaldo Angelim, é possível perceber que ao contrário de muitos, a fama neste caso, não subiu para a cabeça desse ser humano especial; justamente pela visibilidade da sua modéstia. Bem como pela maneira humana com que vive e divide com os seus, este momento de glória, não se deixando perder suas raízes”, enfatizou o secretário.
Assim como o prefeito Adailton, todos nós que estivemos lá, saímos com as melhores das impressões sobre o jogador Angelim, que também é grande e exímio não apenas com o talento futebolístico que Deus lhe deu, mas, sobretudo como o ser humano que é. Concluiu.
Ao meio dia, todos participaram do almoço oferecido pelo anfitrião ao lado do jogador flamenguista. O prefeito Adailton, além de dar as boas-vindas ao rubro-negro ilustre, também se declarou flamenguista de carteirinha. Quando no ensejo conversou com Angelim acerca do esporte da sua terra e os talentos que existem, bem como de outros temas diretamente relacionado ao seu time do coração: O Flamengo. O cantor de Aurora Rildo Lima também se apresentara no local vez que durante todo o dia animou o ambiente com voz e violão.
Uma visão bucólica do lugar:
Num ambiente rural dos mais agradáveis aos que estão cansados da correria marcada pelo cotidiano das grandes metrópoles. Em férias, Angelim encontra-se junto aos seus familiares em Juazeiro do Norte e, vez por outra, dá uma esticadinha para os municípios circunvizinhos para matar saudade e visitar velhos amigos. Como foi o caso da sua estadia durante este final de semana em Aurora. Num passeio onde não faltou o tradicional banho de açude, enfim, o contato direto com suas raízes e com a natureza bucólica das paragens aurorenses e do Cariri como um todo.
O ser humano: Ronaldo Angelim:
De poucas palavras, o jogador cearense tem o dom de dizer muito com os olhos e o sorriso, além da boa maneira de acolher os que o cercam. Poderíamos dizer que Angelim é sim um “caboclo sertanejo” que vale muito também pela sinceridade que concentra no seu espírito. Um cara que como se percebe, toda fama ao que parece, representa apenas um mero detalhe. Uma característica só encontrada nos grandes seres humanos...
Leia mais em: