sábado, 24 de agosto de 2013

Tipi e Ipueiras receberão visitas de pesquisadores durante o Cariri Cangaço 2013, diz secretário

Da Redação
Casarão do sítio Mel do Tipi onde viveu o clã da matriarca Marica Macedo
Fazenda Ipueiras do Cel. Izaías Arruda onde houve a trama de Mossoró
J. Cícero ao lado de um morador da Ipueiras e do penitente Chico Caboclo
JC ladeado pelos irmãos penitentes: Seu Chico e Geraldo Caboclo
Assessor da Secult João Silva com moradores da  Ipueiras
Sec. JC no Salgadinho com dois  Penitentes: Geraldo e Chico Caboclo
Local dos escombros da antiga residência de Marica Macedo no Tipi
Resquícios do antigo engenho pertencente ao clã de Marica Macedo
Na vila Tipi: Seu Chico Caboclo com o Sr. Elias Menezes 93 anos
Restos da antiga residência de Marica Macedo e Cazuzinha no Tipi
Restos do maquinário do antigo engenho do sítio Mel do Tipi
Local da antiga residência de Zé Cardoso e Izaías  da Ipueiras de Aurora

 Equipe da Secult-Aurora realiza visitas à zona rural com vistas  a escolher os locais históricos para a visitação técnica de pesquisadores e participantes do Cariri Cangaço deste ano


Punhal doado por Lampião
Tendo em vistas a realização de mais um Seminário Cariri Cangaço edição 2013 o secretário de cultura e turismo de Aurora  professor José Cícero, juntamente com  assessor  da pasta  João Silva  visitaram na manhã do último  sábado(24) alguns do locais históricos de Aurora que serão visitados em setembro  pela comitiva de pesquisadores do CC, oriundos de várias parte do país, inclusive do exterior a exemplo do pesquisador francês Jack di Witte e um historiador Uruguaio.
Este ano o evento abordará a palpitante história da famosa Marica Macedo do Tipi, cuja palestra ficará a cargo do seu neto residente em Brasília - 0 Dr. Vicente Landim de Macedo, autor do livro 'Marica Macedo - a brava serteneja de Aurora. Na noite do evento, ocorrerá também o lançamento de mais uma obra de Landim, desta festa abordando a formação daquele distrito.
Velha Chaminé do engenho do sítio Mel do Tipi

J.Silva no antigo cacimbão
"A intenção é realizarmos um mapeamento destes lugares, incluindo os contatos com os moradores, além da escolha do  melhor  itinerário levando-se em conta as condições de acesso, o valor histórico do lugar, bem como a menor distância para o cumprimento fiel do horário contido na programação", disse o secretário.
Os lugares escolhidos para a visitação técnica desta edição do Cariri Cangaço foram o sítio Mel nos arredores do distrito de Tipi  onde ainda existe o casarão e o antigo engenho que no passado  perteceram ao clã de Marica  Macedo. Como também o local dos escombros da antiga residência da matriarca no antigo sítio Sabonete. Ainda, um pouco mais à frente,  a famosa fazenda Ipueiras, pertecente ao coronel Isaías Arruda e Zé Cardoso, palco da trama para invasão de Mossoró, além da traição e cerco ao rei do cangaço com todo seu bando ocorrido em julho de 1927. 
No roteiro também está incluído o casarão da cultura(sede) com exposição de fotos antigas da cidade e a estação ferroviária onde ocorreu o célebre atentado/assassinato do coronel Isaías Arruda em agosto 1928.
A equipe da Seult visitou também a residência do Sr. Geraldo Caboclo, decurião do grupos dos penitentes no sítio Salgadinho e Cobra, cujo mesmo fará apresentação  durante o evento, dia 20 de setembro na cidade. Os representantes da Secult-Aurora visitaram ainda o nonagenário Elias Menezes do  Tipi e o filho do Sr. Davi Silva( antigo guia de Lampião) na Malhada Vermelha que, inclusive,  guarda consigo uma relíquia - um punhal original dado de presente ao pai pelo rei do cangaço durante a sua passagem pelo lugar.
-------------
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.
....................
SERVIÇO:
Seminário Cariri Cangaço 2013
Dia 20 de set. às 19 h - sessão de Aurora.
Tema: "Marica Macedo do Tipi: Sertaneja d'Aurora, matriarca do Cariri"
Palestrante convidado: Dr. Vicente Landim de Macedo (neto da matriarca)
Pres. de Honra da AFA - Residente em Brasília - DF.
Fotos e reportagem : JC

LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

Nenhum comentário: