segunda-feira, 17 de março de 2014

PROJETO MEMÓRIA: Monumento homenageará passagem de Frei Caneca por Aurora

Banner oficial de divulgação do acontecimento
Secretário de Cultura e Turismo José Cícero no sítio Juiz onde tudo ocorreu

Obelisco é construido no sítio Juiz de Aurora para homenagear figura de Frei Caneca - mártir da Confederação do Equador - quando da sua prisão em território aurorense em meados do século XIX.

A Prefeitura municipal por intermédio da sua secretaria de cultura e turismo  acaba de concluir a construção do obelisco em homenagem a passagem de Frei Caneca( um dos líderes da Confederação do Equador) que em 29  novembro de 1829 após um intenso confronto armado contra as tropas do Império foi aprisionado no sítio Juiz  nas proximidades do distrito de Ingazeiras. 
A edificação do marco histórico, segundo explicou o secretário de cultura José Cícero tem por objetivo rememorar os feitos de luta e abnegação cívica de uma das mais importantes figuras da história do Brasil. Algo que, segundo ele, não pode cair no esquecimento da nação, como tem sido comum em se tratando dos grandes mártires deste país.. Principalmente, enfatizou, quando se trata  dos movimentos populares que desafiaram o poder  e a chamada ordem das elites  políticas daquela época, concluiu.
Mártir revolucionário Frei Caneca
Frei Caneca, assim como o padre Mororó e outros revoltosos, após serem todos aprisionados foram em seguida  cruelmente assassinados , uns por enforcamento e outros fuzilados em praça pública, tanto em Fortaleza quanto na ciidade de Recife.
EM TEMPO: 
Cumpre destacar que também no território de Aurora, outro 'confederado' foraigualmente assassinado. Trata-se  Padre José Carlos – filho da heroína Bárbara de Alencar na localidade de Sacos dos Macacos no sopé da serra do Beiju*.
O marco histórico de homenagem ao Frei Caneca, edificado no sítio Juiz será oficialmente inaugurado no próximo mês numa data ainda a ser definida pela Secult  junto ao prefeito Adailton Macedo. Numa solenidade pública que pretende reunir autoridades de Aurora e da região, além de professores, estudantes, formadores de opinião e a população em geral.

Marco em homenagem à Frei Caneca edifica no sítio Juiz
Construtor Theófilo Sousa ao lado do Obelisco no Juiz
Marco do Frei Caneca
A idéia da construção do obelisco partiu da necessidade de se resgatar, difundir e preservar junto às novas gerações um dos fatos marcantes da história do Brasil que também ocorreu no território aurorense, mas que quase ninguém(infelizmente) tinha ciência de tal acontecimento. Tampouco da sua real importância para a compreensão da própria realidade brasileira. 
O marco, não será apenas um monumento simbólico, mas um local de visitação pública que muito ajudará as novas gerações num  processo  cada vez mais crescente de reflexão  da  nossa própria memória história, explicou o secretário.   
Uma proposta por sinal bem recebida pelo prefeito Adailton Macedo, que logo autorizou a sua realização, finalizou o secretário. O ato inaugural está sendo previsto para o próximo mês conforme informação da pasta.
.......................
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Fotos: Jc e Jean Charles – Arquivo Secult.

LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

Nenhum comentário: