quarta-feira, 26 de março de 2014

Secretário de Cultura e Turismo de AURORA participa de importantes iniciativas socioculturais na capital

Imagens relativas aos eventos ocorridos na capital cearense
O secretário de cultura e turismo  do município de Aurora professor José Cícero participou durante os últimos dias 22 e 23 em Fortaleza do 1º Seminário: "De Zumbi dos Palmares à Dragão do Mar",  alusivo à passagem  dos 130 anos da abolição da escravatura no Ceará, edição presidente provincial Sátiro de Oliveira Dias. 
O evento aconteceu no centro Dragão do Mar de arte e cultura  da capital localizado na praia de Iracema( fotos). O que conforme o secretário, foi um acontecimento de grande monta com vistas à fomentação do debate e da reflexão acerca da verdadeira história do Ceará e do Brasil como um todo. 
Um total de 10 painéis temáticos marcaram os dois dias de  palestras e de intensos debates, apresentados por renomados intelectuais de diversas partes do Brasil e até do exterior, a exemplo da professora e atriz africana Sônia André de Moçambique.
O encerramento do seminário se deu às 19h com a inauguração de uma placa comemorativa  ao centenário de nascimento de Francisco José do Nascimento - Chico da Matilde - o célebre dragão do Mar. O descerramento da placa ocorreu  no pátio do centro cultural onde  já se encontra o busto do herói cearense.

SESSÃO SOLENE NA AL: 

Na manhã do dia 24 aconteceu também no plenário da Assembleia Legislativa uma sessão solene comemorativa à abolição da escravatura no Ceará, bem como ao 1º centenário do Dragão do Mar, de autoria dos deputados Raquel Marques(PT) e Lula Morais(PC do B). Em cuja oportunidade se fizeram presentes, além de autoridades, artistas dos mais diferente matizes, representantes do maracatu cearense e do movimento negro(ver fotos).
Já nos dias 24 e 25 o secretário JC participou ainda da 1ª Conferência Intercontinental de Turismo Rural sob o tema:  'Turismo Rural: Cenário, desafios e soluções',  cujas discussões ocorreram no novo e moderníssimo auditório do anexo II da AL-CE. 
Quando representantes do governo do estado e da secretária de Turismo, assim como agentes e profissionais do setor turístico do CE e do resto do país tomaram parte do acontecimento. Além de diversas autoridades e representantes de outras nações, tais como França, Portugal, Grécia, Argentina, Cabo Verde, Espanha, e União Européia. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ÁGUA:
Ainda no final da tarde do dia 25, o secretário JC  participou da Audiência Pública sobre  'Água e preservação dos recursos naturais',  numa iniciativa da deputada Eliane Novais(PSB) e Lula Morais(PC do B) na sala anexa da Assembleia. 
Ocasião onde se fizeram presentes  diretores da Cagece, da Arce, da Sohidra, do Sindiágua e da sociedade civil organizada, entre outras instituições. A audiência  foi transmitida ao vivo pela TV e Rádio Assembleia(fotos)
Na oportunidade, o secretário se pronunciou abordando a realidade de Aurora quanto ao problema,  tendo suas colocações recebido  elogios, principalmente da deputada Eliane proponente da reunião.
Cumpre ressaltar que, durante os dois eventos, o secretário José Cícero aproveitou para conversar com o deputado Lula Morais(além de se fazer presente em seu gabinete de trabalho) quando oportunamente  reivindicou recursos de emenda parlamentar para ajudar na construção do Anfiteatro Municipal, além das obras de recuperação e revitalização do antigo prédio da Cnec(casaão do Cel. Xavier) que abrigará o centro cultural Aldemir Martins. 
Ambos, segundo ele, já contam com  recursos financeiros através de emendas do senador Inácio Arruda(PCdoB) e do deputado federal Mauro Benevides(PMDB), respectivamente. As obras em questão deverão estar sendo iniciadas em breve, sendo motivo de conversações recente junto ao prefeito Adailton Macedo, disse.
...................................
Da Redação do Blog de Aurora
Fotos: Jc – Arquivo Secult.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

Nenhum comentário: