segunda-feira, 1 de junho de 2015

Audiência Pública: AURORA da Educação!*

Em tempos difíceis em que o sistema educacional brasileiro é alvo de críticas por conta dos baixos índices de educação que coloca o  Brasil na rabeira da avaliação mundial, até mesmo em comparação com nações da África e da América Latina, nada mais animador do que saber que nem tudo está perdido. 
Que existe um fio de esperança e uma luz no fim do túnel,  ante a perspectiva do novo. Tudo alicerçado na vontade e no esforço coletivo, sobretudo daqueles que  acreditam e fazem da própria lida educacional um exercício cotidiano. Quem sabe, sua razão de  vida, ou ainda como  uma autêntica profissão de fé - os professores e demais profissionais da pedagogia em geral.
Assim é que avaliamos o grau de importância e o papel transformador conferido à realização de uma Audiência Pública, como tal se propõe promover para os próximos dias a gestão municipal de Aurora - CE. Ocasião em que educadores, estudantes, formadores de opinião e a sociedade em geral serão chamados a propor e discutir novas ideias com vistas ao melhoramento da educação pública que queremos para a próxima década. Todo o resultado de tais discussões culminará naturalmente na elaboração do chamado Plano Municipal de Educação proposto para 2015-20125.
Por isso mesmo, algo que, por uma série de fatores objetivos se reveste  do mais alto significado, visto que concentra no seu bojo o necessário mecanismo para que se possa atingir novas  metas e  exigências qualitativas no que tange à educação popular que todos esperam para o presente e o futuro.
De sorte que, diante da atual crise educacional por que passa o Brasil,  este planejamento estratégico decenal é muito mais do que um mero ato teórico-burocrático. Mas algo urgentemente necessário, a fim de que o município  consiga  assegurar desde já, o seu lugar devido no contexto do desenvolvimento nacional e mundial. E como tudo passa necessariamente pelos municípios, este projeto precisa acontecer sem mais delongas, além de ser edificado à muitas mãos. Do contrário, se tornará como muitos outros, pura letra morta. Diretrizes, marcos legais, protocolos de intenções esquecidos nas gavetas empoeiradas dos burocratas de plantão.
Um documento afirmativo e avançado que consiga refletir as necessidades, as carências e as dificuldades de todos quantos compõem o cenário da educação municipal. Sem no entanto, perder de vista as diversas particularidades/especificidades inerentes a cada estrato especifico da nossa região. Que tenha,  portanto, o corpo e a cara de cada um dos que participam deste processo desde a sua raiz. 
E, se nesse propósito se debruçam de modo decidido e consciente todos os nossos entes pensantes, há por assim dizer, razões preponderantes e motivos de  sobra para que todos os envolvidos possam acreditar numa mudança possível. Como igualmente, na construção de uma educação de fato emancipadora, construtiva, democrática, cidadã e inclusiva.  E não mais como no passado, numa mera utopia de teóricos sonhadores, mas como um fato essencialmente concreto. 
Todos à audiência da educação pública municipal de Aurora. 
Bom trabalho, sucesso e parabéns por mais esta feliz empreitada social. Aurora precisa, o Brasil merece!
-----------------------
Prof. José Cícero
Aurora - CE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ..pelo seu carinho !!dedicação a todos !!Conterrâneos..abç..